Este tratamento é sugerido quando a rocha encontra-se sem brilho, e as vezes já com buracos em função de desgaste natural de uso ou do tempo. O processo nivela, da maior sensação de planicidade, recupera o brilho natural, e protege o material de infiltração de água e óleo, evitando manchas e aumentando a vida útil das rochas.
Utiliza-se um produto que através de uma ação física, reage quimicamente com a superfície da pedra, realçando o brilho natural e com isso dando maior proteção ao material.
São aplicados produtos específicos para remover manchas superficiais, principalmente as causadas por oxidação. Algumas manchas podem ser totalmente eliminadas, no entanto, existem aquelas que apenas diminuem. Dependerá do grau de absorção, tipo da mancha e tempo de absorção.
São utilizados raspadores especiais para remover sujeiras como: cola, cimento, resto de rejuntes, gotículas de tinta e etc. Após o processo manual a superfície recebe a maquina de limpeza, com escovas e detergentes especiais ou de base ácida de acordo com a necessidade e do tipo de material. Os produtos são próprios para pedras, porém não agressivos. Com os resíduos já eliminados, sujeiras, água suja, será aspirado e limpo, deixando a superfície com aspecto próprio e natural.
Serão vedadas as trincas e imperfeições, é feita a troca de rejunte por massa plástica da mesma tonalidade da pedra, depois é feito o hidro-desbaste da pedra, com abrasivos diamantados de liga fina, onde o piso é nivelado e todas as imperfeições, manchas é riscos são removidos. Agora começa o processo da restauração com discos diamantados, são passadas as lixas de diferentes grãos, neste processo os poros da pedra são fechados. No processo final o polimento e feito com feltro e pasta especial, assim voltando o brilho natural do material.
No caso de Mármores e granitos, entre outras pedras ornamentais, são aplicados produtos hidro-óleo repelentes, que não alteram as características originais das rochas, e tem como princípio protegê-las contra água, óleo e sujeiras. Como o produto age nos poros das pedras, o brilho não é alterado. Deve ser utilizado em todo tipo de pisos e revestimentos, uma vez que tem ação preventiva. Não se deve usar resinas em mármores e granitos, somente o protetor hidro-óleo repelente. Já em pisos de granilite e outras superfícies, as resinas e ceras podem ser utilizadas e já possuem ação impermeabilizante. A impermeabilização é sempre executada após uma limpeza fina.
É um tratamento onde o piso passa por um processo de raspagem removendo sujeiras, marcas, riscos, nivelando as superfícies, proporcionando um acabamento fosco ou semi-brilho.